É possível deixar de usar colírio para glaucoma sim! Com procedimentos cirúgicos ou a laser, mas na maioria das vezes usamos esses recursos em casos mais graves ou refratários ao tratamento com os colírios. E já inicio o artigo com a resposta para que daqui por diante possamos falar apenas sobre um único tratamento que é rápido, indolor e pode ser indicado como primeira alternativa ao tratamento do glaucoma, sem nem mesmo iniciar uso de colírios. Ficou Curioso? Então lê até o final!
SLT: Trabeculoplastia seletiva a laser.
Esse laser para tratamento do glaucoma foi aprovado em 2001 e inicialmente pensava-se nele como uma alternativa a pacientes que tinham indicação de cirurgia mas que por algum motivo não poderíamos realizar naquele momento, como por exemplo, em gestantes com glaucoma. Com o passar dos anos foi visto que sua melhor indicação na verdade era nos pacientes com glaucoma inicial ou moderado, e hoje os trabalhos sobre sua eficácia e segurança lhe elevaram ao patamar de tratamento de primeira escolha no glaucoma, antes mesmo até de iniciar uso dos colírios, em casos selecionados.
O procedimento dura menos de 15 minutos, é indolor e com baixíssimos índices de complicações. Realizamos em um dos olhos e reavaliamos após algumas semanas a resposta do pacientes ao tratamento. Cerca de 60 a 80% dos pacientes apresentam uma redução na pressão intraocular entre 20-30%. Caso o paciente apresente uma boa resposta no primeiro olho, indicamos fazer no segundo. Cerca de 76% dos pacientes que fizeram o tratamento como terapia inicial ainda apresentam resposta de redução da pressão ocular sustentada com o SLT após 3 anos.
No paciente que apresentou boa resposta ao tratamento e após meses houve a perda da eficácia, pode-se repetir o SLT, e muitas vezes a resposta é até melhor.
Quer saber mais sobre esse procedimento? Marque sua consulta.