A catarata é a principal causa de cegueira no mundo, mas felizmente, é completamente reversível com cirurgia. A cirurgia de catarata é a mais realizada no mundo. Estima-se que só no Brasil em 2019 1 milhão de pessoas foi submetida à cirurgia em algum dos olhos.
Como saber se preciso de cirurgia de catarata? O principal sintoma da catarata é a redução da qualidade da sua visão. Em muitos casos a acuidade visual está preservada, mas sensibilidade aos contrastes e nitidez das cores já está alterada. Pacientes portadores de miopia apresentam muitas vezes o aumento do grau de miopia.
A principal causa de catarata é o envelhecimento. Assim como nosso cabelo fica branco e nossa pele enruga, nosso cristalino, a lente natural de nosso olho, envelhece e opacifica, sendo necessária a cirurgia de catarata para removê-lo e em seu lugar implantar uma lente artificial. Há ainda outras causas como traumas oculares, doenças inflamatórias no olho, uso de algumas medicações como os corticoides e doenças sistêmicas.
E agora, sabendo que sou portador(a) de catarata, o que preciso saber antes da cirurgia?
1) É fundamental um check-up oftalmológico completo para saber se possui alguma patologia além da catarata que esteja comprometendo sua visão. 2) Se você é portador de glaucoma, hoje na maioria das vezes pode ser associado algum procedimento combinado, seja a cirurgia tradicional em casos graves ou com pressão intraocular descontrolada, ou procedimentos microinvasivos (MIGS). 3) Converse bem com seu médico sobre a escolha da lente intraocular. Essa escolha depende de fatores como seu grau refracional prévio, suas atividades cotidianas e necessidades visuais, suas expectativas sobre resultado cirúrgico e se você é portador de alguma doença oftalmológica além da catarata.4) Check-up cardiológico para ver se sua saúde está em dia.